sábado, 26 de fevereiro de 2011

EDUCAR PARA SER

  
APRESENTAÇÃO

ESTE BLOG CONVIDA TODOS OS INTERNAUTAS INTERESSADOS EM LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO, EM LÍNGUA PORTUGUESA E NO CURSO DE PEDAGOGIA A ENTRAREM NO MUNDO QUE CRIAMOS PARA QUE TODOS COMPARTILHEM CONOSCO AS ALEGRIAS DO SABER, DO CONHECER E DO APRENDER, A VONTADE DE SER PARA EDUCAR E DE EDUCAR PARA SER.
LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO É UMA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR DO 2º SEMESTRE NOTURNO DO ANO DE 2011, MINISTRADA PELA PROFESSORA JACQUELINE ANDRADE.
ESTA DISCIPLINA DESENVOLVE PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, UTILIZANDO OS RECURSOS DAS ARTES, DAS TECNOLOGIAS E DAS MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS. EXPERIMENTAÇÃO DE DIFERENTES LEITURAS E REFLEXÕES SOBRE A LEITURA, A PRODUÇÃO DE TEXTOS E A VIDA.
A PROPOSTA DA DESTA DISCIPLINA É TRABALHAR A LÍNGUA COMO UM PROCESSO DINÂMICO DE INTERAÇÃO. OS CONTEÚDOS SERÃO EXPLORADOS PELA PERSPECTIVA DO DISCURSO OU DAS RELAÇÕES INTERVERBAIS. PARA TANTO, PARTE-SE DE ELEMENTOS FORNECIDOS PELOS TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS , NO INTUITO DE CONDUZIR O ALUNO À DESCOBERTA DOS CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM VERBAL E, POSTERIORMENTE, À PRÁTICA CONSCIENTE E CONSTANTE DOS ASSUNTOS ESTUDADOS E/OU DESCOBERTOS.
O CONTEÚDO É A COMUNICAÇÃO. POSTURA DIANTE DO TEXTO, CONSOANTE SUA NATUREZA. O TEXTO E SUA LINGUAGEM. NORMATIVIDADE DA LÍNGUA: A NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO. TIPOLOGIA TEXTUAL, COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL.
TEM COMO OBJETIVO GERAL PROMOVER PARA O ALUNO O RECONHECIMENTO DO PROCESSO DE ESTRUTURA E FORMULAÇÃO TEXTUAL. APERFEIÇOAR A COMUNICAÇÃO ESCRITA COMO UM PROCESSO PARTICIPATIVO E RESPONSÁVEL PELA INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE, COMPREENDENDO AS RELAÇÕES DE SENTIDO NO ÂMBITO INDIVIDUAL E COLETIVO.
OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO:
-IDENTIFICAR O SENTIDO SOCIAL DAS PALAVRAS EM DIFERENTES CONTEXTOS;
-APRIMORAR CONHECIMENTOS GRAMATICAIS A PARTIR DA REDAÇÃO DE TEXTOS;
-ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS PALAVRAS DE UM TEXTO A PARTIR DE MECANISMOS COESIVOS;
-EXPRESSAR-SE POR MEIO DA LÍNGUA ESCRITA, ATENTADO PARA O USO DA NORMA CULTA, NOS CONTEXTOS QUE ASSIM EXIGIREM.
NESTE BLOG POSTAREMOS:
-TEXTOS, ARTIGOS E TRABALHOS CRIADOS POR ALUNOS DURANTE E/OU DEPOIS DO CURSO DE PEDAGOGIA;
-NOVIDADES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DA LÍNGUA PORTUGUESA;
-INFORMAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO;
-DICAS DE PROFESSORES E VISITANTES.
ESTE É UM ESPAÇO DE TROCAS DE VALORIZAÇÃO DO EDUCADOR.







                                     JACQUELINE ANDRADE

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica do Salvador; pós-graduação em: Metodologia do Ensino Superior; Novas Abordagens para o Ensino de Gramática e Texto; Gestão de Instituição de Ensino Superior; MBA em Engenharia de Produção com Ênfase em Inteligência Organizacional. Professora de Língua Portuguesa há 23 anos, ensina as disciplinas: Língua Portuguesa, Português para Concursos; Redação para Vestibular; Comunicação Organizacional; Redação Técnica e Oficial; Oratória; Oratória para Professores; Metodologia Científica; Linguagens e Comunicação; Estágio Supervisionado. É revisora e normalizadora da Revista Brasileira de Administração Política - REBAP- da Escola de Administração da UFBA. É coordenadora do Núcleo de Estudo de Língua Portuguesa da Faculdade da Cidade do Salvador. Professsora da Pós-Gradução da Visconde de Cairu, da Faculdade Maurício de Nassau e da FAculdade da Cidade do Salvador. Foi Consultora Pedagógica e Planejamento da FTC, responsável pelo planejamento, gravação e condução da disciplina virtual, Linguagens e Comunicação, oferecida pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) , desde julho de 2008.






EDITORAS:






 
                                                                           


Débora Barros, casada mãe de Gabriel de Luca, Bárbara Vitória e Marília Gabriela natural de Salvador Bahia, inteligente, criativa, amiga, carinhosa são algumas qualidades marcantes, gosta de ajudar o próximo. Educadora ha alguns anos adora o que faz e tem um grande amor por “suas” crianças. Adora viajar conhecer lugares diferentes e beber um bom vinho. Escolheu Pedagogia por paixão pela educação cursou Ensino Médio e magistério no mesmo colégio que leciona hoje, Nossa Senhora da Soledade.


                                                                         




Cirlene Dias Oliveira natural de Salvador Bahia, casada e não tem filhos. É uma pessoa determinada, meiga, amiga, dedicada, inteligente, estudiosa, solidária.Fez magistério, já trabalhou na área; porém, atualmente, não está lecionando. Gosta de fazer um pouco de tudo para ocupar seu tempo livre. Escolheu fazer pedagogia por amar crianças e gostar de lecionar, acredita que através da educação pode ser uma agente transformadora de vidas.
                                                   







Bartira Moura da Costa, natural de Palmairas, Chapada Diamantina, casada mãe de Bianca, Camila e Gabriel. Teve uma vida não tão fácil mas cheia de conquistas e vitórias. Uma pessoa super legal, determinada e com muita vontade de aprender. Escolheu o curso de Pedagogia por ser um sonho na sua vida a ser concretizado, no final estará satisfeita por mais uma vitória alcançada.
                                                                      








Nubia Mota, solteira, natural de Salvador Bahia, é uma pessoa meiga, bastante esforçada. Ama contos de fadas e até gostaria de ser a pequena sereia. Gosta de sair com as amigas, ir a praia, cinema, teatro, ama dançar e assistir filmes. Escolheu Pedagogia por ter um enorme amor por crianças e acredita que pode ajudá-las a ter um futuro melhor. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas e o que mais lembra da sua vida escolar são os amigos e amigas que tem até hoje.






Jatiana Rego, solteira, gosta de  ir ao cinema, teatro, viajar e ficar em casa com sua família. Escolheu o curso de Pedagogia porque pensa na má forma com que os adultos educam suas crianças, deixando-as muitas vezes agressivas. Portanto, o seu desejo é colaborar com essa educação para que nossas crianças sejam o que elas nasceram para serem: ternura, amor e bondade.
Ela é uma pessoa maravilhosa, esforçado e transparente.  Agradecemos a Deus por ter feito os nossos caminhos se cruzarem e assim nos presentear com a sua amizade, afinal, os amigos são como uma família que Ele nos deu a oportunidade de escolher.








Izaíra Braga, 21 aninhos, uma baiana arretada!
Gosta de estar com seus amigos que são "undergrounds", ela é uma pessoa amiga, super-compreensiva, amorosa, carinhosa.
Ela escolheu o curso de Pedagogia pelo fato de poder intervir na sociedade com contribuições positivas.
Pois ela acredita que é por meio da Educação que podemos mudar o mundo.







Jacira é uma pessoa muito agradável, sua maior qualidade é a sua dedicação o seu esforço. Ela sem dúvida é uma pessoa muito amiga e que sempre procura dar conforto àqueles que estão em sua volta.
Ela ama muito o que faz, pois dedica-se em tempo integral a sua profissão, ela leciona em outra cidade e passa o dia inteiro na escola onde trabalha, e à noite cursa Pedagogia para se aprimorar nessa área.
É uma mulher muito forte, pois mesmo com tantos afazeres, como o de trabalho em outra cidade, cursar faculdade à noite, ela ainda tem tempo de cuidar dos seus 3 filhos, esposo e da sua casa.
Sem dúvida ela é uma guerreira, pois são poucas as pessoas que mesmo aos 45 anos tem coragem de enfrentar uma faculdade e recomeçar tudo.





                                                       
Meu Ideal Seria Escrever...


Meu ideal seria escrever um conto de fadas que não somente fizesse as pessoas rirem e chorarem, mas que fizesse também cada uma delas refletir sobre suas vidas. E essas pessoas acharia esse conto tão bom, que contariam para um amigo e de tão lindo que ele acharia o conto, contá-lo-ia para sua mãe.
Minha vontade seria escrever esse texto tão bem, mais tão bem, que essas pessoas terminasse de lê-lo veriam que na vida real não existem principes e princesas, e sim pessoas que lutam para ter uma vida melhor e digna.
Mas, eu iria querer mais. Depois que lessem o conto as pessoas pudessem acreditar que existe sim FINAL FELIZ.
Depois disso, as pessoas começariam a entender que não precisa ser príncipe nem princesa, não tem que migrar para grandes centros e principais captais do país para serem felizes.
Elas reconheceriam no conto que todos temos um pouco de chapeuzinho vermelho, branca de neve, bela adormecida, cinderela, joão e maria e pequena sereia.
Talvez até deixassem de achar que aquele vizinho ou conhecido é melhor que elas próprias.
Meu ideal seria escrever... um conto de fadas que incentivasse as pessoas a terem uma vida com mais amor, alegria, carinho, bondade e tudo de bom, onde todas as máscaras da vida sejam arrancadas e que as pessoas sejam realmente FELIZES PARA SEMPRE.

Nubia Mota 
                                                                                              
                                                                 

Meu ideal seria escrever sobre um mundo onde só existissem pessoas de bons corações, onde não houvesse o desemprego, que houvesse muitas empresas que dessem os devidos valores a cada funcionário, e lhe pagassem um salário digno de suas tarefas e que estes empregados trabalhassem felizes e satisfeitos para que as vidas de todos fossem cheia de prosperidade.
  Neste mundo, não haveria a famosa desigualdade social, onde há tantas pessoas morando nas ruas, sem terem o que comer.
Que um dia eu visse uma mãe humilde com o seu filho doente no colo a procura de um atendimento medico e rapidamente o encontrassem.
Meu ideal seria escrever sobre tantos momentos felizes. Sei que é difícil, mais escrever não é ser , é apenas levar aos leitores um desejo do seu coração.


Jatiana Rego

                                                                                                
                                                                                         
Meu ideal seria escrever sobre a saudade;saudade essa que tenho da minha cidade natal, dos meus amigos de infância. Saudade que dói quando você sente que é arrancada do seu mundo do vinculo que se enraizou e foi arrancada de vez. A saudade que sinto hoje é tão grande que me faz senti uma tristeza e uma falta daquilo que não vivo mais, mas também me faz sentir  feliz, porque sei que o que sinto é somente SAUDADE de um tempo bom que não vivo mais.

Bartira Moura


        
Meu ideal seria escrever sobre amizade, amizade sem falsidade, sem cobranças, que venha ter carinho compreensão e que pudesse ajudar as pessoas que estão  precisando, nesse momento, desse conforto. Sendo assim, tem que ser um amigo que pudesse doar um pouco de seu amor, amor esse que não tem preço, pois, pois só sabe quem tem e recebe.
Mas, como nem tudo são flores, o ideal mesmo é encontrar essa pessoa e poder dizer para ela o quanto é importante ser seu amigo.   

Jacira Macedo



Meu ideal seria escrever sobre as coisas simples do nosso dia a dia, expressadas de forma poética e com intuito reflexivo. Para que meus leitores percebessem como é possível ate mesmo entre pessoas tão distintas existirem sentimentos semelhantes, e dessa forma ajudar a notarmos que a vida é sim bela e que ninguém além de nos mesmos podemos ser os causadores dessa realidade.

Izaíra Braga






Meu ideal seria escrever sobre meus três filhos. Gabriel De Luca (11 anos), Bárbara Vitória (10 anos) e Marília Gabriela ( 9 anos). São crianças lindas que as amo muito. Amo cada um de uma forma especial de ser, respeitando a personalidade e individualidade de cada um. Acredito que ao escrever sobre meus filhos, estaria revivendo todos os momentos maravilhosos que vivemos até então. Momentos raros de mãe e filhos em uma cumplicidade verdadeira e prazerosa. Crescendo a cada dia com os obstáculos e desafios de SER mãe... Segundo o dito popular “Ser mãe é padecer no paraíso...” Tenho certeza que esse dito é verdadeiro. Mãe é algo sublime que transcende os mais misteriosos segredos da vida. Por isso agradeço a Deus o dom assim me concedido da maternidade, porque amo meus filhos incondicionalmente. Ser mãe é tornar-se inexorável para seus filhos.


DÉBORA BARROS